Como a Adidas e Yohji Yamamoto impactaram o mundo da moda.

No post desta semana vamos falar de como a parceria entre a Adidas e o conceituado designer e estilista Yohji Yamamoto influenciou o mundo, fazendo com que  marcas de roupas esportivas buscassem parcerias com grandes estilistas, uma atual tendência na moda global.

Yohji Yamamoto nasceu em Tóquio, em outubro de 1943 e poderíamos dizer que ele teve a juventude normal de um jovem japonês. Recebendo seu diploma em direito pela universidade de Keiko em 1966, o jovem Yohji tinha uma carreira promissora pela frente, mas teve que deixar a advocacia de lado para ajudar sua mãe em seu ateliê de costuras.

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  Yohji Yamamoto

Foi então que Yamamoto começou a aprender suas habilidades como alfaiate, até concluir seu curso de Design de Moda pela Faculdade de Moda de Bunka, em 1969. Hoje ele trabalha em Tóquio e em Paris, sendo considerado um dos estilistas mais inovadores da atualidade.

Seu primeiro desfile em Paris foi em 1988, quando já tinha algum renome no mundo da moda, naquela época, Yohji gostava de desenhar roupas com aspecto masculino, mas que eram feitas para o público feminino. Estas coleções chegaram a ser vendidas em diversos países, sendo muito populares em países como Japão e França.

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Y-3 Kaiwa

O trabalho de Yohji sempre foi marcada pelo design inovador, até mesmo futurista, que se afasta das tendências mais convencionais. O artista gosta de explorar silhuetas e texturas, abusando da cor preta, que ele considera como sendo modesta e arrogante ao mesmo tempo, uma cor que não incomoda e pede para não ser incomodada.

Sendo assim, quando Yamamoto propôs uma parceria com a Adidas, ele já tinha mais de 30 anos de carreira e era muito respeitado como profissional. Em uma entrevista, Yohji disse que a ideia de criar algo em conjunto com uma empresa de moda esportiva veio da percepção do afastamento entre a alta costura do mundo fashion e as pessoas na rua. Uma de suas observações foi a de quem ele não via ninguém usando suas peças e que isso o fazia se sentir solitário.

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Y-3 4D Runner

Isso se juntou com uma tendência da época, na qual homens e mulheres de negócios iam para o trabalho de terno e tênis esportivos e depois os trocavam por sapatos sociais, quando chegavam ao trabalho. A ideia era prática, já que os tênis ofereciam mais conforto para os pés.

Ironicamente, a primeira tentativa de Yohji, foi entrar em contato e propor a parceria para a Nike, mas ele recebeu um não como resposta, dizendo que eles eram uma marca focada apenas em moda esportiva

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Y-3 Super Knot

Em seguida, Yamamoto entrou em contato com a Adidas, que foi imediatamente receptiva à ideia de uma parceria com um estilista renomado.

Os efeitos foram muito maiores do que o esperado. Ao juntarem uma marca esportiva conhecida por quase todo mundo com um artista conhecido por todos os interessados em moda e alta costura, Yohji e a Adidas acabaram fundando os alicerces de toda uma nova tendência na indústria da moda.

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Y-3 Qasa

Hoje temos as coleções de Rick Owens e Raf Simons, também com a Adidas e a de Jun Takahashi com a Nike (devem ter se arrependido), por exemplo. Este movimento que une moda esportiva com estilistas renomados tem até um nome, “Athleisure”, uma união das palavras “esporte” e “lazer” em inglês, indicando que a peça pode ser usada tanto para praticar esportes quanto para uso casual, festas etc.

Tudo isso começou quando Yohji usou as icônicas três listras dos tênis da Adidas e inseriu elementos artísticos do design e da moda dentro da cultura dos sneakerheads (viciados em tênis).

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Y-3 Stan Zip

A parceria foi batizada de Y-3, sendo o “Y” uma referência à Yamamoto e o número “3” uma referência às três listras que marcam o design dos tênis da Adidas. Hoje os modelos Y-3 são uma peça essencial na coleção de qualquer aficionado por tênis que tenha uma boa grana sobrando, pois cada par sai em média por R$ 2.000,00.

Ao longo de 15 anos de parceria, muitos modelos foram lançados com o nome de Y-3, cada um com características próprias, mas contendo uma identidade coletiva de toda a coleção. Alguns ficaram mais famosos que outros, como o Y-3 Kubo, por seu design que é amado por uns e odiado por outros, o Y-3 PureBOOST que é uma releitura do Adidas PureBOOST feita por Yohji, (assim como o Y-3 Stam Zip é uma releitura do Adidas Stan Smith).

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Y-3 PureBOOST

Mas nenhum deles é tão famoso quanto o Y-3 Qasa, com sua silhueta esguia e conforto extremo. Yohji utilizou um projeto antigo e esquecido da Adidas, chamado Tubular e o reinterpretou com seu estilo. O último grande lançamento da Y-3 foi a versão de Yohji dos modelos da Adidas com tecnologia 4D, um tipo de sola desenvolvido pela empresa que é a tecnologia mais avançada na atual indústria de tênis. 

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Apesar da idade avançada (75 anos) Yohji não parece estar diminuindo o ritmo, continuando a lançar novas coleções e a fechar novas parcerias, como ele mesmo diz - “Com os meus olhos voltados para o passado, eu ando de costas rumo ao futuro”. Da nossa parte, ainda esperamos que ele nos surpreenda bastante!

Para finalizar, deixamos um pequeno vídeo no qual Yohji Yamamoto fala sobre a visão sobre o mundo da moda, as pessoas e de sua parceria com a Adidas. Até a próxima e um Grande Abraço!

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